Publicado por: bikeanjorio | 02/08/2011

Com quem reclamar?

Inaugurando, agora, as postagens sobre “Controle Social”, trazemos uma pergunta importante: com quem reclamar quando se é desrespeitado no trânsito?

Primeiro vamos lembrar que o desrespeito ao ser humano no trânsito é uma problemática cultural. Não se trata de um problema deste ou daquele motorista, e sim de algo que permeia a estrutura do transporte público e da mobilidade humana de maneira geral.

Portanto, é importante deixar de lado premissas como “vou ferrar com aquele motorista”, e atentar para a contribuição que a reclamação pode fazer em um panorama mais amplo.

Não basta multar um motorista, ou demitir outro. Isso faz parte do processo, mas a qualquer momento surgem outros motoristas, formados e selecionados inadequadamente, para substituir aquele que nos ofende.

Mais uma lembrança: transporte público é uma OBRIGAÇÃO DO PODER PÚBLICO, concedido a empresas particulares. Por isso, estamos falando de um SERVIÇO PÚBLICO, cuja fiscalização e prestação adequada são de responsabilidade do Estado.

Vamos lá. Tenha sempre em mãos a linha, o número do ônibus (RJ 02 758, por exemplo), o horário e o local, além da situação detalhada.

Barcas, metrô, trem, transporte rodoviário

Quem regula é a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP). O funcionamento é de 8h às 18h de segunda a sexta-feira, no telefone 0800 285 9796. Tenha sempre em mãos: a linha, o horário e o local onde ocorreu algum problema, e a situação detalhada a se denunciar.

Transporte regular intermunicipal

Está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes. A ouvidoria funciona no telefone 2333-8664 / 2333-8665  e no email transportes@transportes.rj.gov.br. Não esqueça de anotar: a linha, o número do ônibus (RJ 02 758, por exemplo), o horário e o local, além da situação detalhada.

Transporte municipal

Fica a cargo do órgão competente do município.

  • Rio de Janeiro: Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes. Telefone: 2286-8010, funcionamento das 7h às 19h.
  • Niterói: Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Niterói. Telefone: 2622-1045
Contribua com os canais de contato do seu município!
E façamos valer nossos direitos. Enquanto nos mantivermos quietos em relação ao desrespeito ao ciclista e permitirmos que o poder público faça vista grossa ao que acontece, sem a devida fiscalização, pouco vai mudar! Tudo depende de nós.
Abraços,
Daniel.
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